Terça-feira, 13 de Fevereiro de 2007

Pirilampo 15

15. Relativamente à possibilidade da ascensão à categoria de Oficial General por parte de Oficiais da GNR, esta foi acolhida favoravelmente pela ANS/GNR, devendo a transição ser iniciada com recurso aos Oficiais oriundos dos CFO, sem esperar pelo momento em que os Oficiais oriundos da Academia Militar tenham condições para o efeito.
publicado por Zé Guita às 00:49
link do post | comentar | favorito
|
13 comentários:
De JLC a 13 de Fevereiro de 2007 às 15:12
Permita-me Zé Guita dizer o seguinte:

O seu Blog parece ter conquistado muitos blogonautas, mas nem só, ele até aparce inserido na lista de links de alguns Blogs das Associações Profissionais da GNR.
Será que também aqui, existem acordos e parcerias associativas blogosféricas para que isso aconteça ou será por pura simpatia e comunhão de ideiais.

Interessante.

Gostava de saber.
Obrigado

"Nabuscondor"


De Zé Guita a 14 de Fevereiro de 2007 às 02:29
Para JLC Nabuscondor:
Efectivamente, a estatística mostra que o "noviço" está a sair da casca... e desperta interesse de muitos blogonautas. Enquanto tal, carece de indulgência e agradece ajuda para voar.
Quanto ao facto que coloca em relevo de ele aparecer nas listas alheias de links:
1- garanto-lhe os meus votos de independência;
2- o Securitas presta muita atenção aos sítios/blogs cujas temáticas lhe são próximas, porque é curioso, porque está interessado em saber o que outros pensam, porque não é dono da verdade; por isto mesmo, foi estabelecendo a sua própria lista de links, que facultou aos seus visitantes;
3- desconheço as razões que tenham levado outros a incluir o Securitas nas respectivas listas; mas imagino que as razões sejam semelhantes; só me sinto honrado;
4- não entrei em qualquer acordo ou parceria blogosféricos, mas fico feliz se as minhas idéias estiverem em comunhão com idéias de outros que me são próximos.
O seu interesse em saber disto é perfeitamente legítimo. Volte sempre e coloque mais questões. É benvindo.
Ah! Sempre lhe digo que achei bastante curiosa a sua curiosidade.
Fica ao dispor o Zé Guita.


De Guarda Abel a 13 de Fevereiro de 2007 às 16:39
Atenda-se aos seguintes artigos da Lei nº 29/82 de 11 de Dezembro «Lei de Defesa Nacional das Forças Armadas».

ARTIGO 28.º
(Promoções)
1 - As promoções até ao posto de coronel ou capitão-de-mar-e-guerra efectuam-se exclusivamente no âmbito da instituição militar, ouvidos os conselhos das armas, serviços, classes ou especialidades, de que farão parte necessariamente elementos eleitos.
2 - As promoções a oficial general e de oficiais generais de qualquer dos ramos das Forças Armadas efectuam-se, ouvido o Conselho Superior do respectivo ramo, mediante deliberação definitiva do Conselho de Chefes de Estado-Maior, que carecerá, para se tornar executória, de confirmação do Conselho Superior de Defesa Nacional

ARTIGO 47.º
(Competência do Conselho Superior de Defesa Nacional)
(…)
2 - No exercício das suas funções administrativas, compete ao Conselho Superior de Defesa Nacional:
(…)
e) Confirmar as promoções a oficial general e de oficiais generais, decididas pelo Conselho de Chefes de Estado-Maior;

ARTIGO 57.º
(Competência dos Chefes de Estado-Maior dos ramos)
1 - Os Chefes de Estado-Maior dos ramos respondem perante o Ministro da Defesa Nacional e perante o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas pela preparação, disciplina e emprego dos meios do respectivo ramo.
2 - Compete ao Chefe de Estado-Maior de cada ramo:
(…)

g) Propor ao Conselho de Chefes de Estado-Maior, nos termos da lei, a promoção a oficial general e de oficiais generais do seu ramo;

ARTIGO 51.º
(Competência do Conselho de Chefes de Estado-Maior)
1 - Compete ao Conselho de Chefes de Estado-Maior deliberar sobre:
(…)

f) A promoção a oficial general e de oficiais generais, sujeita a confirmação do Conselho Superior de Defesa Nacional;
Questões prévias:

A GNR é um Ramo das Forças Armadas?
O Corpo de Oficiais Generais está reservado aos Ramos das Forças Armadas?
Será possível alterar a LDN para possibilitar a inserção de um General espúrio (oriundo da GNR) nos mecanismos de promoção de oficial general consignados na LDN?
Ainda que haja alterações substanciais da LDN, não teremos na presença de um General de 2ª classe, uma vez que a GNR não é um Ramo das FA?
Qual será a reacção dos Ramos das FA a esta pretensão de uma instituição que não é Ramo das FA? Os grupos de pressão vão condicionar a eventual opção política?
Será necessário existirem oficiais generais da GNR para que os postos superiores desta instituição sejam comandados por oficiais oriundos da própria instituição?
Não seria conveniente consagrar uma nomenclatura específica para o desempenho dos cargos superiores na GNR, vincando uma especificidade própria da instituição?

Cuidados a ter neste caso

• Generalização Apressada:
É o oposto do Dicto Simpliciter. Ocorre quando uma regra específica é atribuída ao caso genérico.
• Falácia da Divisão:
Oposto da falácia de composição. Assume que uma propriedade do todo é aplicada a cada parte.
• Falácia da afirmação do consequente:
Esta falácia ocorre quando se tenta construir um argumento condicional que não está nem do Modus ponens (afirmação do antecedente) nem no Modus Tollens (negação do consequente). A sua forma categórica é:
Se A então B.
B
Então A.


De Aloé Vera a 14 de Fevereiro de 2007 às 09:45
Bem visto.
Apoiado Guarda Abel.

Uma ideia.

Em vez de general porque não a sequência "lógica"

coronel - tenente**
coronel
tenente - coronel
major-tenente
major
...
Solução fácil e sem ter de mexer com a LDN, apenas e só, adaptar a LO/GNR e Estatuto a uma nova nomenclatura.

Saudações


De "sputnik" a 14 de Fevereiro de 2007 às 12:55

Apoiado Aloé Vera.

Curtas e directas.

Para quê muito paleio.

Uma solução simples e fácil de aplicar .

Concordo.

Felicitações.


De trojan a 14 de Fevereiro de 2007 às 16:15
Será que o Dr. Costa vai dar assim tanta importância à opinião da ANSGNR?
Segundo consta eles apenas representam meia dúzia de Sargentos.
E, será que alguém vai ser "estrelado" sem uma licenciatura?


De Zé Guita a 15 de Fevereiro de 2007 às 18:33
Para trojan:
É claro que a direcção de qualquer associação representa apenas a totalidade, uma maioria ou, até, apenas uma minoria dos seus associados.
De qualquer modo, a ANS/GNR é respeitável e tem direito a que a sua opinião seja tida em conta .
O pensamento voa e as ideias tem asas e voam sem parar.
Quanto aos "estrelados sem licenciatura, não consigo esquecer-me que conheci muito bons militares que tendo apenas a quarta classe (à moda antiga...) ultrapassavam algumas licenciaturas.
De resto, aprendi que uma licenciatura é apenas uma licença para estudar.
Creia que percebo o seu ponto de vista, mas pelo sonho é que se vai...
E as pessoas inteligentes sabem como são importantes as ideias a voar e devem tê-las em consideração na altura de decidir.


De jeremias, o fora da lei a 15 de Fevereiro de 2007 às 21:17
Olá Zé Guita,
já que reparou que o novos Coronéis, que ainda não o são, já estão a copiar os "tiques" dos Coronéis da velha Guarda que tanto criticaram?
São mais novos, mas já demonstram ser mais incompetentes que os antigos.
Virá atrás de mim quem de.....


De Vigilante a 18 de Fevereiro de 2007 às 18:34
Caro Zé Guita,
fiquei um pouco desapontado por censurar tanto os meus comentários. Afinal, quem não deve não teme.....Só perguntei a amigos da GNR que era!!!
Sobre este assunto gostaria de saber o que espera o poder político para que os oficiais da Guarda, independentemente da sua origem, ascendam aos postos mais elevados. Foram treinados para isso e têm competência para as funções a desempenhar. Depois como nem todos poderão atingir o topo a selecção natural ou a artificial farão o resto.
Pergunto: um general que foi treinado para comandar forças que não possui e usar material que nunca viu, pode vir para a Guarda ao fim de 30 ou mais anos de carreira e decidir sobre aquilo que não sabe? O país não ganharia mais em dar a César o que é de César.
Outras perguntas: se eles podem vir para a Guarda porque é que os GNR não podem ir para o Exército quando lhes der jeito? Ou ainda que formação profissional possuem para desempenhar as novas funções? Ou o generalato prepara para todas as funções? Caso afirmativo, também para desempenharem funções clericais!!!
Por outro lado, para quê esperar pelos oficiais da Academia? Que brilhante licenciatura possuem que lhes dê mais direito do que os outros oficiais? Ah!! Talvez os marcores e as semanas no campo a maltratarem as mulheres sejam aprovados por Bolonha. Ou será que já pertencem a outro quadro?
Vejam os exemplos positivos de outros países!!! Aprendam de uma vez por todas. Essa conversa de serem uma força de charneira já chega. Só vos têm tramado com essa história.
Por último, uma felicitação à associação de sargentos que ao menos ainda fala sobre a Guarda ou não o fazem. Refiro-me aos oficiais.
Até breve


De Zé Guita a 19 de Fevereiro de 2007 às 01:07
Caro Vigilante:
Uma breve nota. Perdoe-me a eventual desatenção, mas sucede que não entendi a referência ao desapontamento por censurar tanto os seus comentários... Não sei de que censura fala.


De Vigilante a 20 de Fevereiro de 2007 às 19:32
Caro Zé Guita,

anteriormente tinha enviado dois comentários que não foram colocados online. Como o questionava sobre as alterações que tinha preconizado para uma melhor GNR e porque tinha passado tanto tempo em outros organismos, pensei que os tivesse censurado mas, talvez tenha havido algum erro da minha parte no envio e não os tenha recebido.
No entanto, congratulo-me com a sua preocupação e quase tenho a certeza que os meus comentários não chegaram ao seu conhecimento, por motivos técnicos.
As minhas desculpas pelo juízo apriorístico sobre a sua pessoa.
Aproveito também para lhe dizer que é muito bom que gerações mais antigas, apesar de estarem na reserva/reforma, se continuem a interessar pelas Forças de Segurança. É pena que as gerações mais novas não pensem tanto nas F.S como organizações de valores e virtudes mas antes as vejam como simples meios para atingir os seus próprios fins.
Uma sugestão porque não lança um pirilampo para discussão sobre a matéria abordada no último Expresso, nomeações sem concurso e sobre a forma como o actual Comandante-Geral está a destruir a V. Guarda.
Até breve e força com o seu blog.


De Zé Guita a 20 de Fevereiro de 2007 às 20:00
Caro Vigilante:
Não "censurei" os dois comentários que refere.
Quanto ao pirilampo que propõe, sai nítidamente da linha editorial que estabeleci. Sugiro que veja a minha resposta ao "desconhecido" no post Balancete.


De Vigilante a 20 de Fevereiro de 2007 às 20:50
Caro Zé Guita,

compreendo perfeitamente a sua opção editorial e como não discuto opções não vou tecer qualquer tipo de comentário sobre isso. No entanto, fica a mágoa de ver que os factos acontecidos têm nomes e não podem ser discutidos mas, como referiu a opção é sua e o elevar de ideias sempre procurou funcionar contra os obstáculos à marcha civilizacional até que pela sua inoperância a força tomou as rédeas do poder e fez cair sistemas obsoletos que não tinham sido destituídos pelas ideias mais nobres. Refiro, de forma categórica, que esta analogia não se aplica às FS e é impossível na actual ordem que tais coisas aconteçam mas, serve para ilustrar um pouco a visão redutora da discussão. Respeito-a e encerro aqui esse capítulo. Sempre que tenha disponibilidade procurarei apoiá-lo nas suas visões ou contradizê-lo de acordo com a minha visão do objecto em discussão.
Até breve


Comentar post

.mais sobre mim: ver "Zé Guita quem é"

.pesquisar

 

.Janeiro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

23
24
25
26
27
28

30
31


.posts recentes

. COMPETIÇÃO OU COOPERAÇÃO ...

. DESORGANIZAÇÃO E DESORDEM

. DIA DA INDEPENDÊNCIA NACI...

. A SOCIEDADE ESPECTÁCULO

. ECONOMICISMO, OPINIÕES E ...

. LEITURAS - 2ª Edição

. APROXIMAÇÃO À MATRIZ

. MAIS QUESTÕES CANDENTES

. LEITURAS!!!

. QUESTÕES CANDENTES

.arquivos

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

.tags

. todas as tags

.links

.Portal dos Sites

.publog

.Comunidade

Estou no Blog.com.pt
blogs SAPO

.subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post