O blog Securitas tem ao leme a personagem Zé Guita: Zé, porque alinha com o Zé-povinho; Guita, porque milita na devoção ao serviço público. Guia-o a intenção e a vontade de contribuir para consolidar a ideia e a construção da realidade de que “hora a hora a Guarda melhora”.
A orientação editorial do blog Securitas vai no sentido de propor ideias sobre segurança, polícia e GNR, com independência e autenticidade. Procura promover reflexão, eventualmente numa abordagem sociológica; com mínimos de elevação; não se dispersando com pormenores organizacionais; passando ao lado de discussões quezilentas e repudiando linguagem ofensiva ou baixa.
Opta-se claramente por atribuir prioridade ao consenso e à coesão social, procurando dirimir e ultrapassar conflitos.
Discorrendo com serenidade, procura-se a troca de ideias, construtivas, longe do pretensiosismo de ser “dono da verdade”.
Não há espaço nem tempo para atender quem porventura prefira enveredar pela conflitualidade panfletária, ideológica ou outra, em vez de contraditar pacificamente, seja em termos racionalistas ou empíricos.
Respeitando as ideias próprias de cada um, o Zé Guita espera reciprocidade.
A História da sociedade como das instituições tem boas e más facetas. Há que assumi-la por inteiro e sem ilusões. Cristalizar apenas numa das facetas não parece o melhor caminho. O Estado, enquanto sociedade politicamente organizada, estrutura-se normativamente. A sociedade, qualquer que seja, mais ou menos democrática, exerce efectiva coação sobre os cidadãos. A GNR é uma agência de controlo social formal, condicionada e controlada pela própria sociedade, razão forte para que acompanhe a mesma sociedade a que pertence e as suas mudanças.
Importante e positivo é melhorar a GNR para que esta melhor sirva o Estado – população, governo e território. O futuro começa todos os dias e é insano aumentar o “tempo perdido”.
Senhor Armando Alves,
Espero que não publique este comentário, porque tomo a ousadia de brincar um pouco consigo, sem desrespeito, mas com algum sentido de humor que julgo oportuno. Combinado?
Então aí vai a brincadeira.
A Brigada Naval da GNR já está anunciada, mas ainda não foi implementada, ou já foi?
É que o Senhor, na pessoa do Zé da Guita, diz que está «ao leme»! Ora, em boa verdade, deveria estar à porta de armas!
[
Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]
Senhor Armando Alves, <BR>Espero que não publique este comentário, porque tomo a ousadia de brincar um pouco consigo, sem desrespeito, mas com algum sentido de humor que julgo oportuno. Combinado? <BR>Então aí vai a brincadeira. <BR>A Brigada Naval da GNR já está anunciada, mas ainda não foi implementada, ou já foi? <BR>É que o Senhor, na pessoa do Zé da Guita, diz que está «ao leme»! Ora, em boa verdade, deveria estar à porta de armas! <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>Bricadeirinha</A> , somente... Não resisti. <BR>Pode dar resposta, se quiser e esperando que não leve a mal, para l.fraga@sapo.pt <BR>Um abraço
Como é que isto foi parar, sem moderação antecipada, ao blog?
Desculpe, mas não o fiz por mal
Meu caro Zé Guita (P'rós amigos ACA )
Já que estamos numa de humor e sem qualquer intuito provocatório, quero dizer que aquela de Brigada Naval cheira-me à ex-Legião Portuguesa que como sabemos era uma organização paramilitar do Estado Novo. O que vai existir na BF é uma unidade de serviço marítimo ( não sei se é exactamente este o nome). Um abraço e bom fim de semana.
De Loureiro Pinto a 10 de Julho de 2007 às 18:50
Caro camarada:
Já temos mais de 30 anos ao serviço da nossa Instituição e já passamos por muita coisa .
Recordas-te certamente do antes 25ABR, das outras datas seguintes, das datas menos recentes e... das actuais datas.
Como camarada e Amigo, tenho seguido em parte o teu esforço por continuares a tentar que os outros vão aprendendo algo sobre o que fomos, o que somos e o que deveremos vir a ser, nesta nossa função de militar e policia.
Infelizmente, há pessoas que ou o não entendem ou...querem ser mais papistas que o Papa e demonstrar que só eles têm a verdadeira "verdade" e são omniscientes.
Não gostei do comentário com um trocadilho sobre meios navais/fluviais e o leme, e caso não estivesse
num blog que presumo ter um verdadeiro código de ética que deveria ser respeitado por todos que nele intervêm , até me parecia que se tratava de um dito de revista de 5ª categoria. Porém, penso que quem não tem...nada pode dar!
A caravana passará e...a Guarda certamente que cada vez será mais forte e bem preparada para cumprir a Missão que lhe é destinada, haja ou não quem disso não goste ou não queira que aconteça.
Com um abraço amigo, quero continuar a ler-te . ( como sou preguiçoso, não gosto de escrever comentários.)
L Pinto
Ora viva camarada incendiário
Prazer em ler o teu post. Já cá faltavas. Não precisas justificar-te para não escreveres. Nós conhecemos-te.Entre duas cachimvadas vai dando a tua opinião que isto entre camaradas militares sem preconceitos é mais interessante. Até sempre "infante cavaleiro".A.Costa
Caro Amigo,
Como se interessa por temas militares, deixo aqui a sugestão para visita e comentário ao post em Do Miradouro (http://domirante.blogspot.com/2007/07/generais-obedientes-amordaam-militares.html) .
Um abraço
A. João Soares
Caro Zé Guita,
As instituições têm o valor que merecem, ou que lhes queremos dar. Quando precisamos delas são as melhores do mundo, quando a casa ainda não foi assaltada, são vistos com distância e com algum humor...
Abraço
Comentar post